PUC-Campinas será casa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro e terá oficinas com a temática dos biomas do Brasil para estudantes de escolas públicas

A PUC-Campinas irá realizar, nos dias 17 e 18 de outubro, a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento de fomento à educação financiado pelo CNPq, em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI). A programação oferecerá oficinas e palestras, voltados para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas da RMC (Região Metropolitana de Campinas), com o tema “Biomas do Brasil: Celebrando a biodiversidade, integrando os saberes e inovando com tecnologias sociais”.

O evento receberá cerca de 700 adolescentes de diferentes escolas públicas de várias cidades da região, como Campinas, Hortolândia, Paulínia, Sumaré e Santa Bárbara D’Oeste. As atividades presenciais ocorrerão nos espaços e auditórios do Campus I e II da PUC-Campinas e nos laboratórios de ensino e de aulas práticas dos cursos envolvidos.

Com a realização do evento, a Universidade busca estimular a interação entre a academia e a comunidade, na divulgação e disseminação da ciência, com ênfase nos saberes tradicionais e nas tecnologias sociais, além de envolver estudantes de escolas públicas em atividades práticas e educativas relacionadas aos biomas brasileiros.

Com isso, é possível promover a conscientização sobre a importância dos biomas brasileiros e sua biodiversidade, contextualizar e problematizar informações para desenvolver o método científico nas diversas áreas do conhecimento.

A organização das atividades é da Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e da Pró-Reitoria de Graduação, envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, extensionistas, estudantes de iniciação científica, alunos extensionistas, estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET), Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP) de diferentes cursos de graduação, de mestrado e doutorado.

As diversas oficinas e atividades serão desenhadas para promover a integração interdisciplinar, combinando conhecimentos de biologia, agronomia, ecologia, geografia, filosofia, ciências sociais, tecnologias e saúde. A proposta busca explorar as interfaces entre essas áreas, abordando as disciplinas que podem contribuir para a compreensão e preservação dos biomas brasileiros.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento de extrema importância para a divulgação científica no Brasil, sendo o maior do gênero no país. Com o objetivo de mobilizar a população, especialmente os jovens, a SNCT visa despertar o interesse pela ciência e tecnologia, incentivando a criatividade e o conhecimento científico. Além disso, fortalece a organização de ações em prol da ciência em todo o território nacional. O tema deste ano destaca a biodiversidade única do Brasil, promovendo a valorização dos biomas, saberes tradicionais e tecnologias sociais, ressaltando o papel transformador da ciência na construção de um futuro sustentável e na preservação da riqueza natural e cultural do país”, afirmou a Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu da PUC-Campinas, a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, que organiza o evento.

“A realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na PUC-Campinas, com fomento do CNPq do MCTI, é uma oportunidade ímpar, de abrangência nacional, para a divulgação e comunicação cientifica, de aproximar a sociedade da academia, do encontro, interação e troca entre estudantes e docentes de escola pública com estudantes, pesquisadores dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade, num tema muito relevante que é Biomas do Brasil. E, o mais importante, inspirar os jovens estudantes sobre a importância da ciência para a sociedade, para o desenvolvimento do país e que eles também possam ser futuros cientistas nas mais diversas áreas do conhecimento”, disse a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é muito importante para a PUC-Campinas, na medida em que discute os temas fundamentais da atualidade. Este ano, em especial, falaremos sobre biodiversidade, sobre biomas, que é extremamente importante, até mesmo pelo cenário que vemos no Brasil e a questão climática que tem sido conversada. É importante também pontuar o envolvimento dos nossos estudantes, dos profissionais do ensino, pesquisa e extensão, e também das diretorias de ensino, com o envio dos ônibus das escolas públicas aqui para a nossa instituição. Esse caminho que temos aprendido a trilhar fortalece nossas atividades, nosso aprendizado e também o nosso ensino”, reforçou a Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta, Pró-Reitora de Graduação da PUC-Campinas.

Carlos Giacomeli
26 de setembro de 2024