Modalidade
EAD
Carga Horária
360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula
Duração
12 meses
em até 24x de R$ 561,00
mais opções de pagamento
Objetivos
O curso tem como objetivo principal a capacitação de profissionais para a atuação e/ou melhoria contínua da gestão pública, com ênfase em cidades, autarquias e empresas públicas de referência. Como objetivos específicos, procurará desenvolver, junto aos alunos, a capacidade de análise e implementação de estratégias e operações em áreas consideradas como fundamentais para a gestão de serviços públicos. Para tanto, as disciplinas serão divididas em 4 blocos, a saber: 1º Bloco – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTRATÉGICA – com disciplinas que parametrizam as estratégias, a capacidade de análise e a formulação de diagnósticos; 2º Bloco – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS – as disciplinas de referência em gestão das cidades com ênfase nas questões ambientais; 3º Bloco – ORÇAMENTO, REGULAÇÃO E COMPLIANCE –apresenta conteúdos relacionados aos fundamentos legais da atuação da gestão pública; e o 4º Bloco – PESSOAS E RELACIONAMENTO PÚBLICO – os conteúdos relacionados com a qualidade das relações institucionais, com desenvolvimento local e com a gestão de pessoas em instituições públicas. Em todos os blocos de disciplinas o conceito de sustentabilidade ambiental (e suas dimensões) se estabelecerá como um eixo transversal e interdisciplinar entre estes – identidade diferencial do curso.
Podemos ainda observar que o curso se estrutura a partir de 4 eixos atitudinais. São eles:
I. Análise estratégica de ambientes da administração Pública – desenvolver nos profissionais a capacidade de identificar recursos, processos e agentes envolvidos em questões relacionadas a problemas públicos complexos; II. Resolução de problemas – capacitar os profissionais para que saibam planejar soluções efetivas e sustentáveis para problemas públicos complexos, adequadamente formulados e analisados de forma estruturada e pautados em evidências; III. Capacidade de implementação – capacitar os profissionais em gestão pública para implementar ações planejadas, diretamente ou por meio de parcerias, para identificar estágios iniciais de problemas e para realizar as ações corretivas necessárias; IV. Habilidade no uso de ferramentas de gestão – formar gestores para que atuem como agentes de melhoria das políticas públicas por meio do conhecimento prático e do uso eficiente das ferramentas de gestão aplicáveis ao setor.
Dentre os diferenciais do curso podemos destacar, fundamentalmente, a qualidade dos profissionais responsáveis pelas disciplinas. Todos são acadêmicos de formação superior em pós-graduação e com longa experiência no cotidiano da gestão pública.
Público Alvo
Profissionais graduados que atuam e que desejam atuar na administração pública de municípios, autarquias e empresas públicas de referência.
Processo Seletivo
Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 05 e 06 de fevereiro de 2025 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e entrega de atividades pendentes)
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 17 de fevereiro de 2025
Documentos Necessários
Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), com data de conclusão anterior à data de matrícula do aluno na pós-graduação.
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail econ.pos@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
Programa do curso
Bloco 1 – Administração Pública Estratégica | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Planejamento estratégico para municípios | 30 |
Indicadores para Gestão Pública | 30 |
Gestão de planos, programas e projetos em Gestão Pública | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Administração de Serviços Públicos | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Gestão Ambiental e Resíduos Sólidos | 30 |
Gestão de Cidades | 30 |
Cidades Inteligentes | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Orçamento, Regulação e Compliance | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Gestão de finanças e Orçamento Público | 30 |
Direito para Administração Pública | 30 |
Governança corporativa e compliance para instituições públicas | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Pessoas e relacionamento publico | |
---|---|
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Relações institucionais e cidadania | 30 |
Gestão de pessoas e instituições públicas | 30 |
Desenvolvimento local sustentável | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses.
Perguntas Frequentes
Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
Os cursos são totalmente a distância.
Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.
Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.
Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
- Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
- Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
- Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
- O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.
A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.
Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://www.puc-campinas.edu.br/pos/.
Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.
Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.
Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.
BLOG
Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada
Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!
Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.
Investimento
24 parcelas de R$ 561,00
12 parcelas de R$ 996,00
R$ 10.757,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2025
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
TENHO INTERESSE
Quadro de Normas
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.