Modalidade
EAD
Carga Horária
360 horas-relógio, contendo Atividades mediadas em AVA horas-aula
Duração
12 meses
em até 24x de R$ 476,00
mais opções de pagamento
Objetivos
Este curso compreende uma combinação única de habilidades técnicas e do mundo dos negócios, trazidas para ajudar os gestores na tomada de decisão. Neste sentido, o Curso de Especialização em Data Science para Negócios tem por objetivo capacitar profissionais a planejar e colocar em práticas melhorias no ambiente de negócios das empresas, executar iniciativas de Ciência de Dados para Negócios, envolvendo atividades de extração, armazenamento, modelagem e processamento de dados considerando aspectos econômicos, financeiros, organizacionais, sociais, desenvolvendo competências direcionadas à formulação de estratégias competitivas para os novos desafios da economia brasileira.
O curso possui duração de 1 ano, sendo composto por 12 disciplinas, organizadas em 04 blocos. Cada bloco é composto por 03 disciplinas de 30 horas-relógio de caráter teórico-prático, onde o aluno desenvolverá trabalhos práticos sob o acompanhamento de um docente.
O curso possui o diferencial de poder ser realizado totalmente a distância, permitindo ao aluno ajustar as atividades do curso à sua disponibilidade. O aluno terá à sua disposição professores mestres e doutores, além de profissionais com ampla experiência de mercado, para o esclarecimento de dúvidas nas disciplinas e orientação durante o desenvolvimento de trabalhos práticos.
Público Alvo
Profissionais graduados com interesse em tecnologias para a análise de dados com foco no apoio à tomada de decisão, em especial graduados em Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Matemática, Estatística, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e áreas afins.
Processo Seletivo
Inscrição: fluxo contínuo
Matrícula: 05 e 06 de fevereiro de 2025 (período inicial a ser considerado pelo estudante para fins de matrícula financeira e entrega de atividades pendentes)
Matrícula fora de prazo: entrar em contato (19) 97136-1803 – Whatsapp
Início das aulas: a partir de 17 de fevereiro de 2025
Documentos Necessários
Cópia simples do Diploma de Graduação (frente e verso), com data de conclusão anterior à data de matrícula do aluno na pós-graduação.
Cópias do RG e CPF.
No caso de dúvidas entrar em contato no e-mail poli.pos@puc-campinas.edu.br.
IMPORTANTE: No caso de ser o(a) inscrito(a), colaborador de EMPRESAS CONVENIADAS com a PUC-Campinas (por meio de acordo firmado), para que a concessão do desconto possa ser concedida, deverá ser feita a comprovação do vínculo existente entre o colaborador e a empresa conveniada com a PUC-Campinas. Em assim sendo, esta comprovação deverá ser feita mediante a entrega, impreterivelmente, no ato da matrícula, de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – juntamente com a apresentação do documento original, somente para fins de simples conferência – a fim de se comprovar a condição estabelecida para que o desconto seja processado. Por fim, no caso de servidores públicos deverá ser apresentado o comprovante deste vínculo junto à sua Instituição.
Programa do curso
Bloco 1 – Conceitos e Mineração de Dados | |
---|---|
Entrada nesse bloco | Sim |
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Ciência de Dados, Big Data e Analytics | 30 |
Aplicações de Machine Learning | 30 |
Mineração de Dados e Business Intelligence | 30 |
TOTAL Bloco 1 | 90 |
Bloco 2 – Python e BD para Ciência de Dados | |
---|---|
Entrada nesse bloco | Sim |
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Banco de Dados Não Relacional | 30 |
Linguagem de Programação Python aplicada a Visualização de Dados | 30 |
Linguagem de Programação Python aplicada à Análise de Dados | 30 |
TOTAL Bloco 2 | 90 |
Bloco 3 – Ciência de Dados e Modelagem Matemática | |
---|---|
Entrada nesse bloco | Sim |
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Estatística Econômica com R: Introdução à Modelagem para Tomada de Decisão | 30 |
Análise Multivariada para Tomada de Decisão | 30 |
Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning para Negócios | 30 |
TOTAL Bloco 3 | 90 |
Bloco 4 – Ciência de Dados para Tomada de Decisão | |
---|---|
Entrada nesse bloco | Sim |
Disciplinas | Distribuição Carga Horária em hora-relógio |
Financial Analytics | 30 |
Data Storytelling:Visualização de Dados para Negócios | 30 |
Marketing Analytics | 30 |
TOTAL Bloco 4 | 90 |
A duração do curso é de 12 meses.
Corpo docente
Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2013), especialização em Redes de Computadores pelo Instituto de Computação (2004), mestrado em Ciências da Informação (2007). Atualmente, Professor, Coordenador do Curso Tecnólogo em Gestão da TI, Integrador Acadêmico dos Laboratórios de Informática do CEATEC e Coordenador do Curso de Especialização Data Science para Negócios (EAD) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Segurança da Informação e Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança em redes, segurança da informação, administração e gerência em redes de computadores. Desde 2008 atua na área de gestão e coordenação de Cursos de Graduação.
Doutoranda em Design (2020) e Mestre em Design pela Universidade Federal do Paraná (2018). Possui graduação em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005) e graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal do Paraná (2005). Especiallização em Comunicação Audiovisual pela PUC - PR (2009) e Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC - PR (2013). Foi professora do curso de Design Grafico nas disciplinas de Projeto de Sistemas Visuais, Atuação Profissional do Designer, Projeto gráfico editorial e Tratamento de imagem na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua, desde 2001, na área de Design Gráfico com ênfase nas áreas editorial e educacional.
Possui graduação em Engenharia de Computação (2019) pela Universidade São Franscisco e especialização em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquinas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2021). Atualmente atua como professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas e Universidade São Franscisco, atuando principalmente nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial.
Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP e bacharel em Ciência da Computação pela UNESP de São José do Rio Preto, tem mais de 12 anos de experiência no mercado de tecnologia e inovação. No mestrado pesquisou sobre os impactos da ausência de dados em projetos de Machine Learning e na graduação sobre Bioinformática, mais especificamente sobre novas implementações de algoritmos para sequenciamento de DNAs e RNAs. Já falando sobre mercado passou por vários setores como bancário, telecom e consultorias. Atuando como programadora, cientista de dados, especialista em Analytics, entre outros.
Possui graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade do Estado do Amazonas (2012), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2019). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pesquisador doutor - CREATHUS Instituto de Tecnologia da Amazônia. Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Robótica.
Doutor em Mecânica dos Sólidos (Departamento de Mecânica Computacional) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, atuando em pesquisa e no desenvolvimento de sistemas computacionais nas áreas de Robótica, Computação, Linguagens de Programação, Automação, Controle e Inteligência Artificial. Graduação e Mestrado em Mecânica dos Sólidos (Departamento de Mecânica Computacional) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atua nas áreas de engenharia e computação desenvolvendo sistemas e participando de projetos de hardware e software. Atualmente realiza atividades como docente nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, nas disciplinas: Linguagens e Técnicas de Programação ( C/C++ - Assembler - Python ), Lógica de Programação, Computação Gráfica - Modelagem Matemática, Estrutura de dados, Eletrônica, Inteligência Artificial, Microcontroladores, Robótica Aplicada.
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), mestrado e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/ USP). Foi coordenadora e professora do curso de Relações Internacionais, professora do e coordenadora do curso de Ciências Econômicas da UNIMEP. Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e é Integradora Acadêmica de Graduação da mesma Universidade. Também colabora como pesquisadora dos seguintes grupos cadastrados na plataforma lattes do CNPQ: Grupo de Estudos sobre Refugiados e Migrações (GERM), Ensino de Estatística e Aplicações. Tem experiência em ensino, projetos de pesquisa ou atividades extensionistas dentro de duas grandes linhas: 1) Economia Aplicada, atuando principalmente com os seguintes temas: estatísticas econômicas e sociais, mercado de trabalho, educação, condições de saúde, padrão de consumo alimentar, distribuição de renda, pobreza rural e urbana e migrações internas e internacionais; 2) Business Intelligence e Analytics, envolvendo linguagens de programação estatística.
Coordenador
SIVALDO DONIZETTI TEODORO
Perguntas Frequentes
Sim. A Educação Digital (Educação a Distância – EAD) é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, por portarias, por resoluções e por normas do Ministério da Educação (MEC). Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
Os cursos são totalmente a distância.
Sim. Os campi são um verdadeiro hub de inovação, propiciando outras experiências de aprendizagem e de rede de contatos. Aproveite para conhecer toda a infraestrutura disponível.
Os cursos Educação Digital reconhecidos possuem a mesma validade que um curso presencial. É importante ressaltar que os diplomas de cursos a distância, por lei, não têm qualquer distinção de um diploma de um curso presencial.
Sim. A Instituição está credenciada pelo Ministério da Educação. Consulte o site desse órgão para obter mais informações.
- Conheça seu perfil de estudo – As vantagens dessa modalidade de ensino já são bem conhecidas, como a oportunidade de gerir o próprio tempo, podendo estudar em qualquer horário ou lugar. Mas tanta flexibilidade exige disciplina. Elaborar uma rotina de estudos é um passo importante para quem deseja obter sucesso acadêmico.
- Avalie a Instituição – A PUC-Campinas está completando 80 anos. É uma universidade privada, católica, confessional e comunitária, localizada na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. É a mais antiga universidade do interior paulista e a segunda maior da cidade de Campinas. É uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil, com destaque para a qualidade de ensino, sustentabilidade, pesquisa e inovação.
- Verifique a proposta pedagógica – Nem todos os cursos de Educação Digital são iguais. Nossa metodologia é singular. Alinhamos tradição, inovação constante e ensino de qualidade. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas, promovendo a capacitação profissional de excelência e a formação integral da pessoa humana, oportunizando a convivência e interação num novo ambiente de ensino, a sala de aula digital.
- O Diploma e o certificado são muito importantes – Diploma ou certificado garantem a procedência, a boa qualidade e a credibilidade do conteúdo estudado. Essa documentação é importante para atestar a regularidade da instituição de ensino superior e de seus cursos para apresentação no Brasil ou no exterior para fins de estudo, trabalho e demais comprovações.
A escolha de um curso de Educação Digital é uma decisão séria, exigindo muita dedicação para que se obtenha êxito nos estudos. Além do investimento financeiro, os cursos a distância demandam tempo e possuem o mesmo nível de exigência dos presenciais, ou até maior.
Os processos seletivos para o ingresso variam conforme o curso (Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão). Os interessados podem se inscrever diretamente pelo Portal da Universidade. Para isso, basta acessar https://www.puc-campinas.edu.br/pos/.
Conteúdos e metodologias são selecionados pelo seu potencial desencadeador e impulsionador da aprendizagem. Além de todas as aulas, atividades, encontros, debates, conferências e eventos, bem como materiais digitais específicos de cada curso, disponibilizamos recursos adicionais de interação, como bibliotecas virtuais e bases do nosso Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI), vídeo-aulas exclusivas, palestras, grupos de discussão, desafios pedagógicos, cases e espaço para networking.
Não encontrou o que procurava? Fale conosco através dos nossos canais de atendimento.
Algumas condições podem ser alteradas sem aviso prévio. Mantenha-se em contato com seu consultor e fique atento à disponibilidade de novos grupos.
BLOG
Confira dicas e mais conteúdos exclusivos no Blog da Educação Continuada
Não perca tempo. As vagas são preenchidas rapidamente!
Consulte todas as opções de parcelamento disponíveis. Saiba mais.
Investimento
24 parcelas de R$ 476,00
12 parcelas de R$ 843,00
R$ 9.104,00 (à vista, com desconto)
Valores válidos para 2025
Até 12 parcelas (por boleto e cartão de crédito)
Acima de 12 parcelas (apenas por boleto)
TENHO INTERESSE
Quadro de Normas
1. A inscrição somente será concretizada após realizar o ‘upload‘ da documentação exigida, conforme prazos estipulados em cada curso;
2. A formação de turmas está condicionada a um número mínimo de alunos efetivamente matriculados;
3. A PUC-Campinas não se obriga ao oferecimento deste curso para novas turmas;
4 . A matrícula será concretizada a partir da apresentação da documentação exigida conforme prazos estipulados em cada curso;
5. Ter ciência de que, para poder usufruir dos serviços da experiência de aprendizagem, precisará ter acesso a um computador com conexão à internet, cujos requisitos mínimos de configuração exigidos para a visualização das aulas online encontram-se descritos no site e no contrato de prestação de serviços educacionais;
6. A PUC-Campinas não oferece vagas de estágio na Pós-Graduação.
Este Curso Especialização cumpre as disposições da Resolução CNE/CES nº 1, de 06 de abril de 2018 do Ministério da Educação.