REGULAMENTO – XV PUCFEST 2024
XV PUCFEST 2023 – FESTIVAL DE BANDAS DA PUC-CAMPINAS – EDIÇÃO “ESTILO LIVRE”
1) INTRODUÇÃO
O XV PUCFEST – Festival de Bandas PUC-Campinas tem como objetivo divulgar os talentos artísticos existentes na comunidade universitária e incentivar a produção artística dentro da Universidade selecionando os três melhores grupos inscritos da PUC-Campinas. As músicas podem ser inéditas ou já editadas/gravadas e consagradas ou não. Por “Estilo Livre” entende-se qualquer estilo musical (MPB, bossa nova, samba, pagode, sertanejo de qualquer vertente, gospel, eletrônica, house, hip hop, rap, pop, pop-rock, hard rock, rock progressivo, heavy metal, etc.) em qualquer idioma.
2) DOS GRUPOS INSCRITOS
Somente poderá concorrer ao Festival o grupo que for inscrito pelo integrante, desde que este se enquadre na condição de acadêmico(a), graduando ou pós-graduando, regularmente matriculado(a) na PUC-Campinas; não sendo obrigatório que todos os integrantes do grupo tenham vínculo com a universidade.
Deve-se destacar que as bandas contenham de 3 a 10 integrantes, sendo obrigatório que um dos membros (músico ou vocalista) seja um acadêmico conforme mencionado no parágrafo anterior.
3) DA INSCRIÇÃO
As inscrições acontecerão de 25 de setembro a 25 de outubro de 2024, às 23h59min, impreterivelmente, via Formulário online (FORMS) https://forms.office.com/r/iLacmZ1fvn
- FICHA DE INSCRIÇÃO: disponível no site da PUC-Campinas (www.puc-campinas.edu.br/eventos), devidamente preenchida pelo integrante acadêmico.
- TERMO DE RESPONSABILIDADE: devidamente assinado e digitalizado pelo integrante acadêmico, também disponível no site da universidade (www.puc-campinas.edu.br/eventos).
- Cópia digitalizada da CARTEIRA DE IDENTIDADE ou da C.N.H do(a) candidato(a).
- Cópia, em formato “doc”, das letras, na íntegra e sem cifra das 2 músicas, com título e nome do(s) compositor(es), a serem interpretadas na etapa classificatória.
- O Descumprimento de qualquer item acima, implicará desclassificação da banda em questão.
OBSERVAÇÕES:
A inscrição somente será efetivada e validada por meio de confirmação dada em resposta ao e-mail do proponente, em até 3 dias úteis do dia em que foi enviado.
4) CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES
A. Fases Classificatórias
A Fase Classificatória será realizada em 2 momentos para os dias de apresentações pré-determinadas. As vagas são limitadas a 20 bandas no total, por ordem de inscrição. Em cada fase classificatória, haverá, no máximo, a participação de 10 bandas.
Em cada momento da fase classificatória, serão avaliadas pela Comissão Julgadora as 03 (três) melhores bandas que se apresentaram, pontuando de acordo com os critérios pré-estabelecidos em uma ficha avaliativa.
B. Fase Final
Na etapa final, serão premiadas as 03 (três) bandas (1ª., 2ª. e 3ª. colocadas), de acordo com a soma da pontuação final realizada pela comissão julgadora.
4.1. DATAS E HORÁRIOS DAS FASES
PRIMEIRA FASE: CLASSIFICATÓRIA
Acontecerá no dia 30 de outubro de 2024, no Auditório do Campus I, a partir das 18h.
SEGUNDA FASE: CLASSIFICATÓRIA
Acontecerá no dia 31 de outubro de 2024, no Auditório do Campus I, a partir das 18h.
TERCEIRA FASE: FINAL
Acontecerá no dia 07 de novembro de 2024, no Auditório Campus I, a partir das 19h.
4.2. DAS APRESENTAÇÕES
FASES CLASSIFICATÓRIAS
O cronograma de apresentação das bandas, na fase classificatória, será montado levando em consideração a preferência de data apresentada no formulário, porém, a preferência não garante que a apresentação será no dia indicado. Caso haja grande número de inscrições com a mesma data de preferência, iremos dar a prioridade por ordem de inscrição, e as demais bandas serão alocadas no outro dia da classificatória.
Cada banda apresentará duas músicas cujas cópias de letras serão enviadas, juntamente com a inscrição.
A divulgação geral das apresentações para as Fases Classificatórias será enviada em 28/10/2024 por meio de e-mail e WhatsApp.
Cada integrante acadêmico, representante da banda inscrita será avisado do dia e horário de sua apresentação, por meio de e-mail e WhatsApp até dia 28/10/2024.
Todos os integrantes das bandas devem estar presentes com seus instrumentos no local e dia de apresentação com 45 minutos de antecedência à sua apresentação, estando o grupo sujeito à desclassificação, em caso de atraso.
Cada Banda terá, no máximo, 15 minutos para entrar ao palco, montar seu equipamento, apresentar as duas músicas inscritas, e desocupar o local ao término da execução. Caso o grupo ultrapasse o limite de tempo estipulado para sua performance, sofrerá a perda de pontuação no processo de avaliação da apresentação pela comissão julgadora.
Ao final das apresentações de cada etapa Classificatória, a Comissão Julgadora selecionará as três melhores bandas finalistas que serão também divulgadas nas páginas da CACI (www.puc-campinas.edu.br/caci) e de eventos da universidade (www.puc-campinas.edu.br/eventos), bem como no e-mail do aluno responsável pela banda no dia 01/11/2023 até às 15h.
FASE FINAL
Nesta fase, cada banda classificada deverá apresentar 2 novas músicas, não podendo repetir nenhuma das músicas apresentadas na fase anterior.
Cada banda deverá enviar e-mail para caci.assistente1@puc-campinas.edu.br, até às 12h do dia 04 de novembro, com as letras de duas novas músicas que serão apresentadas na Final, em formato “.doc”. Nesse e-mail, o integrante acadêmico, representante da banda classificada, deverá informar os dados bancários e enviar cópia legível dos seguintes documentos:
- RG ou CNH;
- CPF;
- Nº PIS;
- Título de Eleitor;
- Nº da Conta Bancária em seu nome, Agência, Banco;
- Comprovante atualizado de endereço;
- Nº de Telefone fixo e celular;
- E-mail válido.
Esses documentos serão anexados juntamente à ficha de inscrição e adiantará o processo de pagamento, caso a banda vença o festival.
A sequência das apresentações das bandas finalistas será enviada por e-mail e Whatsapp ao integrante acadêmico até dia 05 de novembro às 15h.
Todos os integrantes da banda deverão estar presentes, com seus instrumentos, no local das apresentações, às 18h30 do dia da Fase Final (07 de novembro de 2024), estando o grupo sujeito à desclassificação, em caso de atraso. Nessa fase, cada Banda terá, no máximo, 15 minutos para entrar ao palco, montar seu equipamento e apresentar as duas músicas inscritas, e desocupar o palco ao terminar a execução, devendo não ultrapassar este tempo estipulado.
Após as apresentações de todas as bandas, a Comissão Julgadora se reunirá e anunciará as 03 (três) bandas vencedoras classificadas em 3º, 2º e 1º lugares, com as notas de cada banda.
5. DAS RESPONSABILIDADES DO INTEGRANTE ACADÊMICO
A seguir, são elencadas as atribuições e incumbências do integrante acadêmico, responsável pela banda inscrita:
- O integrante responsável pela inscrição do grupo deve, indispensavelmente, se comprometer em cumprir com os itens do Termo de Compromisso por ele assinado, bem como orientar todos os membros de sua banda para o devido cumprimento da regulamentação do referido Termo;
- É responsabilidade do integrante acadêmico a inscrição do grupo, bem como zelar pelo clima amistoso entre todos os concorrentes, sob pena de desclassificação dos grupos que se envolvam em qualquer tipo de indisciplina, descumprimento de regras, violência e confronto com outras bandas;
- O integrante responsável pelo grupo deve cuidar para que o tempo estipulado para permanência no palco seja estritamente respeitado, sob pena de perca de pontuação na avaliação da comissão organizadora.
- O integrante responsável fica incumbido pelo envio obrigatório do “Rider técnico” com antecedência ao evento, sob risco de desqualificação do festival pelo não encaminhamento das informações;
- O integrante responsável por um dos grupos vencedores do Festival deverá comparecer no Departamento Pessoal da Universidade até o fim de fevereiro de 2025 para retirada de comprovante de rendimento, para inclusão na declaração de imposto de renda.
6. MATERIAIS DISPONÍVEIS
Em todas as fases, os materiais que a CACI, em parceria com o Auditório disponibiliza são:
- Caixas Ativas – PA
- Caixas para Retorno
- Pedestais para microfone
- Microfone
- Cabos XLR
- Extensões e tomadas 110v
- Mesa de Som
- 2-Caixa cubo para guitarra
- 1-Caixa cubo para contrabaixo
- Corpo de Bateria – Instrumento (01 Bumbo, Tambores, 02 Suporte de pratos e Máquina de Chimbau)
Indicamos, abaixo, outras informações fundamentais relacionadas com os materiais e equipamentos disponibilizados:
- É responsabilidade do baterista de cada grupo musical trazer pedal de bumbo, seus pratos, chimbal e baquetas e caixa.
- É opcional ao baixista e guitarrista trazer seus próprios cubo.
- É de responsabilidade da banda que após a utilização dos materiais disponíveis, entregá-los no mesmo estado em que encontrou.
- Caso haja alguma avaria antes da utilização dos equipamentos, deve-se comunicar de imediato (antes do início de sua apresentação) a comissão organizadora, caso não seja avisado previamente a banda irá arcar com o concerto do equipamento.
7. COMISSÃO JULGADORA E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
Em cada uma das fases, a Comissão Julgadora será formada por 03 membros de áreas artísticas e músicos profissionais. As bandas serão avaliadas, sob os seguintes critérios:
- Performance e qualidade vocal (afinação, técnica, dicção que possibilite a audição compreensível da letra, interpretação coerente com a poesia e o estilo musical, comunicação com o público);
- Qualidade da execução instrumental/ DJ (avaliação da técnica de execução dos instrumentos/controladora digital, afinação, harmonia e rítmica);
- Performance de palco (unidade da banda e a inter-relação entre os integrantes; expressão corporal assim como desenvoltura e interação com o público presente, posicionamento de palco e pontualidade dentro dos 15 minutos estabelecidos).
A nota de cada critério será divulgada individualmente para cada uma das 03 bandas selecionadas com notas de 0 a 10 durante o fechamento do evento. As notas serão divulgadas a partir da soma dos três critérios listados acima.
8. PREMIAÇÃO
As 3 (três) bandas vencedoras receberão premiação em dinheiro, conforme os VALORES LÍQUIDOS abaixo discriminados:
- 1º. Colocado: R$ 1.600,00 (líquidos)
- 2º. Colocado: R$ 1.150,00 (líquidos)
- 3º. Colocado: R$ 775,00 (líquidos)
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
A inscrição para o XV PUCFEST – FESTIVAL DE BANDAS DA PUC- CAMPINAS implica a ciência, a aceitação e o cumprimento à risca dos termos deste Regulamento.
- As diversas apresentações artísticas das bandas inscritas no XV PUCFEST acontecerão nos seguintes endereços e campi da Pontifícia Universidade Católica de Campinas:
- Campus I: Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 Pq. Rural Fazenda Santa Cândida, Campinas – SP / CEP: 13087-571 – Auditório do Campus I
- As notas atribuídas pela Comissão Julgadora, nas 2 (duas) fases, serão divulgadas individualmente para cada banda após o evento;
- As decisões da Comissão Julgadora não estão sujeitas a revisão ou recurso;
- Não é permito o uso de playbacks para a apresentação;
- Não é permitido a utilização de caixas de amplificação para o público;
- Comissão Organizadora do XV PUCFEST decidirá, ouvida a Comissão Julgadora, sobre questões omissas neste Regulamento.