Reitor da PUC-Campinas participa de encontro com universidades católicas da América Latina e do Caribe

Em dois dias de evento, grupo de reitores tratou de espiritualidade, internacionalização, inovação e parceria com o setor produtivo local, por meio do Pacto Educativo Global

O reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou, nos dias 10 e 11 de outubro, do encontro da ODUCAL (Organização das Universidades Católicas da América Latina e do Caribe) com reitores e dirigentes de instituições de ensino superior católicas do Brasil. O evento ocorreu no auditório Paulo Freire, na PUC-SP.

O objetivo do encontro foi a troca de experiências entre as instituições para buscar a unificação de critérios com o objetivo de melhorar o trabalho em temáticas ligadas à espiritualidade, internacionalização, inovação e parceria com o setor produtivo local, por meio do Pacto Educativo Global. As apresentações e workshops que compuseram o encontro vão ajudar a definir, de forma colaborativa, o plano de trabalho da rede sub-regional para este ano.

A mesa de abertura foi composta pela reitora da PUC-SP, Maria Amalia Andery, por Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, pelo reitor da Universidade Católica de Salta (Argentina) e presidente da ODUCAL, Rodolfo Gallo Cornejo, e pelo reitor do Centro Universitário São Camilo e vice-presidente da sub-região Brasil da ODUCAL, padre João Batista Gomes de Lima.

“Foi um encontro muito produtivo para que possamos fortalecer a união das instituições de ensino superior no Brasil, na América Latina e Caribe. Uma oportunidade de conhecermos diferentes iniciativas que podem contribuir para os desafios em comum das instituições participantes”, afirmou o professor Germano.

Assim como os demais reitores, o professor Germano fez uma apresentação da PUC-Campinas em relação às experiências bem-sucedidas e aos desafios nas áreas de internacionalização, espiritualização e inovação. O reitor também conduziu os trabalhos do workshop sobre inovação, que abordou a análise das práticas inovadoras que estão transformando a educação superior, como novas tecnologias, metodologias ativas de aprendizagem e o papel da universidade na construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável.

O presidente da ODUCAL ressaltou a relevância do encontro e os resultados alcançados a partir de experiências anteriores. “É importante destacar o crescente protagonismo das universidades brasileiras no trabalho de nossa instituição, seguindo o princípio que tenho definido desde que fui honrado com a presidência. A América Latina não está completa sem este país. Precisamos uns dos outros, somos parte da mesma Igreja, temos um só coração que devemos carregar juntos”, afirmou o presidente.

O vice-presidente da sub-região Brasil da ODUCAL, padre João Batista Gomes de Lima, disse ser fundamental a união de reitores. “A educação católica sem a contribuição dos senhores reitores não seria tão verdadeira. Ela se faz capaz com a união, com a colaboração e com a proximidade. Esse é o caminho para que possamos superar muitas das nossas dificuldades, seja na educação básica, seja no ensino superior, seja numa política pública de educação. Ainda precisamos avançar muito em termos de melhoria de ensino, em qualidade de pesquisa e de acesso”, afirmou o reitor do Centro Universitário São Camilo e vice-presidente da sub-região Brasil da ODUCAL.

ODUCAL

A ODUCAL é uma das Associações Regionais da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC). O seu objetivo é contribuir para o progresso do ensino superior católico na América Latina através de ações de colaboração destinadas a melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa, do serviço à sociedade e a aperfeiçoar a tarefa fundamental de proclamar o Evangelho e servir de ponto de encontro entre a fé e a cultura. Possui mais de 100 universidades afiliadas distribuídas em quatro sub-regiões de toda a América Latina e Caribe.

Carlos Giacomeli
16 de outubro de 2024