Reitor da PUC-Campinas participa de evento internacional em Roma

Professor Germano ainda foi escolhido 3º vice-presidente do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

O reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou, de 23 a 25 de setembro, da XVII Assembleia Geral e do XIV Seminário Internacional do GCUB (Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras), na cidade de Roma, Itália.

A Assembleia Geral e o Seminário Internacional do GCUB contaram com a participação de representantes de instituições de Educação Superior, diplomatas, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais. Este ano, foram cerca de 130 representantes de 19 países, de quatro continentes.

A eleição da nova diretoria do GCUB (gestão out/24 a out/26) ocorreu durante a Assembleia. O reitor da PUC-Campinas foi eleito o terceiro vice-presidente do órgão.

Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior durante o evento

Na avaliação do professor Germano, a programação foi muito rica sob a perspectiva das trocas de experiências entre várias instituições de ensino superior do mundo todo. “Foi um encontro que nos ajudará a viabilizar a mobilidade internacional de docentes, pesquisadores e estudantes da PUC-Campinas”, disse.

O reitor informou que já há uma agenda internacional prevista para o mês de novembro na PUC-Campinas, como resultado desse encontro. “Foi muito importante para viabilizar novos processos de internacionalização da Universidade”. O professor Germano ressaltou que o fato de a Universidade fazer parte da nova gestão do GCUB aproximará ainda mais a Instituição dos temas internacionais.

Seminário

O Seminário teve como tema central a “Cooperação Acadêmica Internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural” e teve o objetivo de promover debates sobre temas relevantes enfrentados globalmente no século XXI. Durante o Seminário Internacional, foi lançado o Programa de Mobilidade de curta duração para pesquisadores Brasil-Itália.

Além do tema principal no primeiro dia, o Seminário também teve outros temas. No dia 24, abordou as “Políticas e Práticas para uma Educação Superior Inclusiva no Contexto Internacional”; “Universidades Liderando o Caminho: Colaboração Acadêmica Global para COP 2025, no Brasil”; “Iniciativas para a Sustentabilidade Universitária em seu Impacto Global”; e “Trocas Culturais e os 150 Anos de Imigração Italiana para o Brasil”.

O reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, ao lado da Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery, reitora da PUC-SP, e do Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS

Já no dia 25, o Seminário foi composto pela plenária “Inteligência Artificial na Educação Superior: Ética, Sustentável, Inclusiva e Multicultural”; pelo debate “O papel do gênero na construção da sustentabilidade”; e, por fim, pela plenária “Cooperação Multicultural: o caminho para enfrentar desafios globais?”. Nos dois primeiros dias, os eventos foram sediados pela Universidade Tor Vergata. O terceiro dia foi sediado pela Universidade Roma Tre. Ambas as universidades foram apoiadoras do encontro.

Os eventos receberam também o apoio da Embaixada do Brasil em Roma, e compuseram as comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebrada em 21 de fevereiro, que teve um impacto significativo na sociedade e na cultura brasileira. A data marca a chegada em Vitória (ES), em 1874, do navio La Sofia, que trazia cerca de 400 imigrantes vindos das regiões de Trento e Vêneto. Além da PUC-Campinas, outras universidades brasileiras marcaram presença, como a Unicamp, a PUCRS, a PUC-SP e USP.

GCUB

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. A associação tem a missão de promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre suas instituições associadas e parceiros internacionais, mediante a realização de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilateral e multilateral. As atividades do GCUB são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes.

Carlos Giacomeli
25 de setembro de 2024