Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Reitor da PUC-Campinas será homenageado por iniciativas de promoção da diversidade e da igualdade racial

Evento será realizado no próximo dia 21, às 10h, no Auditório do Campus I da Universidade

O Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, reitor da PUC-Campinas, receberá, no próximo dia 21 de novembro, às 10h, no Auditório do Campus I, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares, honraria concedida pela Câmara Municipal de Campinas em reconhecimento ao seu compromisso com a defesa e integração social dos membros da comunidade negra do município, bem como com a difusão da cultura afro-brasileira.

“A homenagem será prestada, especificamente, para o professor Germano, por sua sensibilidade, pela coragem de colocar a pauta racial na ordem do dia da PUC-Campinas e, principalmente, por tornar realidade a instalação do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB) como uma unidade administrativa da universidade”, explica a presidente da Associação dos Religiosos de Matriz Africana de Campinas e Região (Armac), Comendadora Edna Almeida Lourenço.

Ela diz ainda que o Grupo Força da Raça, entidade fundada em 1990, da qual ela é fundadora e que luta por igualdade de oportunidades para a população negra, foi quem solicitou ao vereador Luiz Rossini (Republicanos), presidente da Câmara campineira, a apresentação de um projeto de decreto legislativo, assinado em conjunto pela Mesa Diretora do órgão, para a realização da homenagem.

O reitor da PUC-Campinas já havia sido homenageado anteriormente pelo desenvolvimento de ações que procuram o alcance da igualdade racial. Em 24 de novembro do ano passado, ele recebeu a Medalha de Mérito Força da Raça, honraria entregue pelo Grupo Força da Raça, entidade que luta por igualdade de oportunidades para a população negra.

O evento será aberto a todos. Aos interessados em comparecer, basta enviar uma mensagem confirmando a presença através do e-mail eventos.rp@puc-campinas.edu.br.

Homenagem anterior
O reitor da PUC-Campinas já havia sido homenageado anteriormente pelo desenvolvimento de ações que procuram o alcance da igualdade racial. Em 24 de novembro do ano passado, ele recebeu a Medalha de Mérito Força da Raça, honraria entregue pelo Grupo Força da Raça.

O evento aconteceu no Hotel Vila Rica, em Campinas, e foi resultado de ações realizadas na Universidade, como a própria inauguração, em agosto de 2023, do CEAAB, que articula ações de pesquisa, ensino e extensão, bem como a organização de cursos em parceria com o movimento negro de Campinas e Região.

Na ocasião, professor Germano disse que “estimular a pesquisa, o ensino e o empreendedorismo buscando o horizonte de um país mais igual, justo e fraterno é a minha missão e a missão da PUC- Campinas. Estou feliz em estar ao lado de vocês para transformar a sociedade para uma cultura de paz e justiça. O racismo estrutural, que também se expressa nas instituições desse país, é algo a ser combatido diariamente. Portanto, recebendo essa medalha, firmo o compromisso de trabalhar incansavelmente para buscar um país mais igualitário”.

Além de ressaltar que continuaria, dentro da Universidade, a ampliação dos programas de igualdade racial e a busca em formar profissionais capacitados e que sejam agentes de mudança, ele disse ainda que o seu objetivo é o de formar mais lideranças negras em todos os âmbitos do conhecimento e o de formar pessoas brancas que entendam a sua responsabilidade no combate ao racismo. “A branquitude não afasta os sujeitos de participarem e atuarem efetivamente na luta contra o racismo. Ser antirracista é ter atuação prática e efetiva”, disse.



Daniel Bertagnoli
12 de novembro de 2024