Reitor representa a Universidade em sessão solene em homenagem aos 250 anos de Campinas

Celebração ocorreu no plenário da Câmara dos Deputados

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou, nesta quarta-feira, 3 de julho, da sessão solene em homenagem aos 250 anos do município de Campinas, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão foi solicitada pelo deputado federal Jonas Donizete e aprovada pelos deputados da Casa.

Além do Prof. Germano Rigacci Júnior, compuseram a mesa da sessão solene da Câmara dos Deputados: o deputado Jonas Donizete; o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida; o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima; e o Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles.

Elio Rizzo / Cãmara dos Deputados

Da tribuna da Câmara dos Deputados, o professor Germano disse que a Universidade é uma instituição cuja vida está vinculada à história do município de Campinas. O Reitor lembrou do passado da cidade e das crises que a marcaram – como a febre amarela, no século XIX; a febre espanhola, no início do século XX; a crise econômica de 1929; e a Segunda Guerra Mundial, na década de 40 – para ressaltar a capacidade de superação do município.

Elio Rizzo / Cãmara dos Deputados

“E é nesse momento (da Segunda Guerra) que a nossa Universidade nasce, com a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, acrescentou o Reitor. Desde então, a PUC-Campinas tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. “São projetos da ordem social, acadêmica, científica e que envolvem diversos parceiros. Nossa Universidade se orgulha por poder contribuir com a cidade de Campinas”, completou.

O Reitor ressaltou a vocação para a ciência que Campinas possui ao citar a parceria com a Unicamp e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação que estavam representadas no plenário da Câmara. Também agradeceu, em nome do ecossistema de inovação de Campinas, ao deputado Jonas Donizete pela autoria do Projeto de Lei 3680/23, que confere ao município o título de capital nacional da ciência, tecnologia e inovação. A proposta, aprovada há uma semana, tramitará no Senado.

Veja aqui a gravação completa da sessão solene em homenagem aos 250 anos do município de Campinas.

Carlos Giacomeli
3 de julho de 2024