Relações Internacionais realiza simulação da ONU em PUCMUN

Arena do Manacás receberá 42 estudantes para experiência imersiva em debates sobre o gabinete de crise da guerra do Vietnã da Organização das Nações Unidas

A PUC-Campinas, por meio do curso de Relações Internacionais (RI), realiza, entre os dias 19 e 21 de setembro, a 6ª edição do PUCMUN – evento que simula as atividades da ONU (Organização das Nações Unidas). Neste segundo semestre, será direcionado a 42 estudantes de diversos cursos da Universidade, que fizeram inscrição pelo Instagram do PUCMUN. A atividade acontece no Manacás, no Campus I, e foi organizada pelos alunos da disciplina de Simulações e dinâmicas especiais, que são os componentes da Curricularização da Extensão.

A simulação permite que os estudantes assumam o papel de diplomatas e figuras históricas, representando diferentes países. Durante a atividade, eles discutem temas atuais da agenda internacional, buscando soluções para questões globais e praticando habilidades essenciais, como oratória, negociação, diplomacia e trabalho em equipe.

Edição realizada no primeiro semestre deste ano

Esta é a segunda edição do ano. No primeiro semestre, o evento foi destinado aos estudantes do Ensino Médio.

Na semana passada, os estudantes estiveram em treinamento, para aprender mais sobre como funcionam as reuniões da ONU. Agora, irão realizar o simulado durante os três dias. No último deles, haverá premiação para os participantes.

“A experiência do PUCMUN é muito mais que um exercício de debate político e histórico. É também um exercício de desenvolvimento pessoal para argumentação, eloquência, inteligência emocional, tolerância e relacionamento. Ele aprimora soft skills, características muito importantes e que têm grande demanda no mercado de hoje”, comentou a Prof. Dra. Kelly de Souza Ferreira, coordenadora do curso de Relações Internacionais.

Relações Internacionais na PUC-Campinas

O curso de bacharelado em Relações Internacionais da PUC-Campinas prepara o profissional para a análise, planejamento, gestão e avaliação de estratégias e ações relativas ao intercâmbio entre Estados e Instituições situadas em espaços nacionais distintos ou em ambientes transnacionais.

Em sua atividade, o profissional atua nos processos de formulação, planejamento, gestão e avaliação da cooperação internacional; na execução e avaliação de programas e projetos de natureza internacional; na mediação e resolução de conflitos e no desempenho de atribuições específicas da política externa, entre outras atividades.

Quer saber mais? Clique aqui e acesse a página do curso

Carlos Giacomeli
17 de setembro de 2024