Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Representantes da PUC-Campinas e do Campo Belo se reúnem para planejar as próximas ações do projeto “Um Campo Cada Vez Mais Belo”

Também foi discutida a realização da edição 2025 da Mostra de Talentos Humanos

A Gerência de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da PUC-Campinas e o Programa de Desenvolvimento Humano e Integral – Levanta-te e Anda (PDHI-LA) realizaram, no último dia 25 de março, na Sala de Reuniões 2, localizada na Reitoria da Universidade, um encontro com referências comunitárias, representantes religiosos e moradores do Jardim Campo Belo para planejar as próximas ações do projeto “Um Campo Cada Vez Mais Belo” e a realização da 2ª Mostra de Talentos Humanos 2025, marcada para o próximo dia 7 de junho.

Estiveram presentes à reunião, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira; a gerente de Extensão da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Vera Lúcia dos Santos Placido; o responsável pelo Programa de Desenvolvimento Humano Integral – Levanta-te e Anda (PDHI-LA), Prof. Dr. Everton Silveira, além do padre Douglas dos Santos Murari, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxílio da Humanidade, localizada no Jardim Nova América, cuja Comunidade Santa Rita está localizada no Jardim Dom Gilberto, na região do Jardim Campo Belo.

O Programa de Desenvolvimento Humano e Integral – Levanta-te e Anda (PDHI-LA) atua como um ecossistema acadêmico social que conecta os pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Desta forma, promove a formação de cidadãos críticos e comprometidos com uma transformação social duradoura, atendendo as demandas de comunidades vulnerabilizadas.

Fortalecendo a parceria
A reunião foi iniciada pelo professor Everton Silveira, que expôs os objetivos do projeto “Um Campo Cada Vez Mais Belo” e tratou da realização da Mostra de Talentos Humanos 2025. Em seguida, a professora Vera Lúcia dos Santos Placido falou sobre o mapa de atuação do projeto, destacando os seus espaços de abrangência.

“Durante a reunião, os participantes mapearam pontos estratégicos do território e sugestões para ampliar a participação da Comunidade, incluindo ações voltadas para as pessoas idosas e para os trabalhadores que teriam maior participação caso as atividades ocorressem em horários noturnos ou nos finais de semana”, comenta a professora Vera Lúcia.

Segundo o responsável pelo PDHI-LA, o encontro procurou fortalecer a parceria entre a Universidade e a Comunidade ao traçar estratégias para ações já em andamento. Além disso, foram discutidas as perspectivas de atividades futuras voltadas para a valorização da mulher, a inclusão social e a promoção da dignidade humana no âmbito da implantação do projeto “Um Campo Cada Vez Mais Belo” e da 2ª edição da Mostra de Talentos Humanos.

Superando os objetivos
O professor Everton comenta que a reunião “superou os objetivos, pois conseguimos, além de avançar no processo de planejamento, incorporar novas demandas da Comunidade e pactuar com os representantes e com o padre Douglas o formato de inserção. Foi também um momento de confraternização entre os representantes da PUC-Campinas e da comunidade do Campo Belo, que contou com a chegada de novas pessoas que vieram para agregar ao processo de trabalho do Coletivo”.

A Mostra de Talentos Humanos 2025 contará com o tema “Vozes Femininas, Conexões Humanas” e o lema “Mulheres que guardam a vida conectam os seres e transformam o mundo”.

“Espaços como estes, além de serem enriquecedores do ponto de vista humano, conferem um aprendizado ampliado para a Universidade, que aguça à sua maneira de ver, analisar e compreender a realidade na qual está se inserindo, além disso, gera um outro recurso pedagógico que nasce da realidade e encontra-se com a ciência. Estar em contato com a realidade, seja pelas atividades na localidade ou pela aproximação com os moradores, oferece, de parte a parte, a oportunidade de confrontar e sintetizar ideias e aprofundar concepções e conceitos que são preciosos, tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto comunitário”, explicita o responsável pelo PDHI-LA.

Mostra de Talentos Humanos 2025
“A Mostra de Talentos Humanos 2025 contará com o tema ‘Vozes Femininas, Conexões Humanas’ e o lema ‘Mulheres que guardam a vida conectam os seres e transformam o mundo’. O evento pretende destacar as virtudes e a identidade da mulher do Campo Belo, assumindo o compromisso coletivo de enfrentar a violência de gênero, o feminicídio e outras formas de exclusão, além de levantar, sistematizar e refletir sobre temas que necessitam maior e melhor atenção do poder público, da mídia e da sociedade civil como um todo”, explica o professor.

Ele continua dizendo que “a Mostra é uma estratégia para levantar as demandas da Comunidade, ao mesmo tempo em que produz conectividade entre o que a Universidade tem e pode oferecer no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, dentro do que é necessário e esperado por essa mesma comunidade”.

A primeira Mostra de Talentos Humanos aconteceu em novembro do ano passado em frente a Catedral Metropolitana de Campinas.

A programação da Mostra contará com atendimento em saúde, moda e beleza, oficinas de geração de trabalho e renda, expressões culturais e artísticas, reflexões espirituais e humanísticas (de acordo com a programação do Jubileu deste ano), apoio jurídico gratuito, atividades de nutrição e alimentação saudável, levantamento de dados para subsidiar políticas públicas, rodas de reflexão, espaço para saúde bucal, oficina de alimentação, oficina de capoeira, entre outras atividades.

Além disso, o evento do dia 7 de junho incluirá um café da manhã comunitário, um almoço coletivo, uma mostra cultural ao longo da tarde e uma celebração especial em homenagem aos 84 anos de existência da PUC-Campinas.

Muito mais do que simples ações
“O projeto ‘Um Campo Cada Vez Mais Belo’ e a Mostra de Talentos Humanos são muito mais que simples ações. São movimentos de transformação social que fortalecem laços, despertam talentos e promovem justiça e equidade”, ressalta o responsável pelo PDHI-LA.

Ele encerra dizendo que, a partir desta reunião, ficou acordado que a Universidade procurará realizar encontros regulares com a comunidade do Campo Belo a fim de dar continuidade às etapas subsequentes das ações, reforçando o seu papel enquanto “agente ativo na construção de uma sociabilidade mais justa, bela e humana no território delimitado pelo projeto”.



Daniel Bertagnoli
9 de abril de 2025