PUC-Campinas reafirma compromisso com a segurança de toda a sua comunidade acadêmica

As instalações de ambos os campi da Universidade contam com vigilância 24 horas por dia, 365 dias por ano

Segurança em primeiro lugar! Em ambos os campi da PUC-Campinas, essa é a prioridade, em especial com o início do segundo semestre letivo de 2024.

Câmeras de alta tecnologia, operantes 24 horas por dia, 365 dias por ano, integram o sistema de vigilância da Universidade, que ainda inclui leitores de placas para a verificação e monitoramento de veículos na entrada e saída dos locais de aula.

O Departamento de Segurança Universitária, que comanda todo esse sistema através da Central de Emergência, conta com profissionais treinados para o atendimento das mais diversas necessidades da comunidade acadêmica, inclusive no atendimento emergencial e no acionamento de órgãos de socorro e policiais, quando necessário.

O setor, que trabalha, cada vez mais, de forma integrada com outros departamentos da Instituição controla ainda todos os alarmes de incêndio e intrusão dos campi I e II e possui uma equipe de brigadistas que age em parceria com o Departamento de Medicina do Trabalho para solucionar emergências.

De acordo com o gerente de Facilities da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Serviços Compartilhados, Israel Pilmon Gitirana Barros, as câmeras que compõem o Sistema de Monitoramento da Universidade são de última geração, com recursos de inteligência artificial (IA) e estão instaladas em locais de entrada e saída (os portões dos campi fecham diariamente às 23h30), de circulação de público e em outros considerados estratégicos, tanto do Campus I, quanto do Campus II, interligadas à já citada Central de Emergência e são acompanhadas, em tempo real, por profissionais da área. Ele ressalta, porém, que não há equipamentos nos espaços onde a privacidade das pessoas deve ser respeitada.

Estacionamentos
A PUC-Campinas conta também com 4.851 vagas demarcadas para a área acadêmica, sendo 3.210 no Campus I e 1.641 no Campus II. O Departamento de Proteção Universitária atua nesses locais durante as 24 horas do dia, de domingo a domingo, por meio de postos fixos; rondas a pé, com motocicletas e automóveis; e pessoal de apoio, junto às escolas que compõem a Universidade. A principal atividade é prevenir irregularidades e delitos.

Israel explica que “todo o trabalho é baseado em Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e os profissionais que os exercem passam por constante treinamento e aprimoramento. O Departamento (de Proteção Universitária), por preceito legal, não pode atuar na área externa da Instituição, porém, mantemos permanente contato com as forças policiais (Policia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal) para fazermos frente a situações pontuais que nos chegam ao conhecimento e afetam a nossa comunidade interna”.

Achados e perdidos
Outro serviço bastante importante prestado pela PUC-Campinas na área de segurança institucional é o de “achados e perdidos”. Através dele, os objetos encontrados são catalogados por meio de fotos, descrição detalhada e local onde foram avistados. Aqueles que necessitarem utilizar o serviço podem entrar em contato através dos telefones (19) 3343-7123 (Campus I) e (19) 3343-6869 (Campus II), pelo WhatsApp, cujo número é o (19) 99129-4619, ou pelo e-mail dsu.operacional@puc-campinas.edu.br, para reaver o objeto outrora sumido. Os itens achados são mantidos no local por noventa dias antes de serem adequadamente descartados.

Auxílio às Pessoas com Deficiência
Os dois campi da PUC-Campinas contam ainda com colaboradores de apoio, devidamente treinados, em cada uma das escolas da Universidade (identificados com camisetas laranjas), que prestam auxílio às pessoas com deficiência (PCDs). Se necessário, eles exercem funções específicas de acordo com a necessidade da pessoa auxiliada.

Diga não ao trote!
Para a segurança de todos os estudantes, o trote é proibido na PUC-Campinas. O veterano que praticar atos agressivos aos calouros será punido, conforme resolução normativa da Universidade. Aquele que se sentir ofendido de alguma forma pode ligar para o número (19) 3343-7241.

Informações adicionais
O gerente de Facilities lembra que a comunidade interna pode ajudar a PUC-Campinas, em especial no que se refere às atividades de segurança, mais especificamente em relação à guarda e ao controle de seus pertences pessoais; à irregularidades que presenciar, como desobediência no que concerne ao uso de vagas exclusivas para PCDs, idosos, gestantes e afins; aos espaços demarcados para estacionamento, conferindo se determinado veículo está ocupando realmente uma única vaga; ao respeito aos limites de velocidade e proibições de estacionamento nas vias internas; e à restrição de ruídos, notadamente aqueles que interferem nas atividades letivas, como os emitidos por escapamentos esportivos de automóveis e motocicletas.

“Para a manutenção da segurança é importante que cada membro da Comunidade Universitária tenha a consciência da prevenção. Acreditamos, portanto, que uma comunidade bem informada, com ações e atitudes individuais, é força essencial para garantir o controle, a prevenção de crimes e a tranquilidade de todos nos campi”, reforça Israel.

Se necessário, o contato com um profissional em serviço ou com a Central de Emergência pode ser realizado através do telefone (19) 3343-7387 ou do e-mail emergencia@puc-campinas.edu.br.

Daniel Bertagnoli
6 de agosto de 2024