Semana Acadêmica 2024 acontece entre 21 e 25 de outubro nos campi I e II da PUC-Campinas
Evento oferece experiências formativas extraordinárias e, com o Viva PUC, vivências únicas que conectam calouros e veteranos de forma envolvente e interativa
A Semana Acadêmica 2024 da PUC-Campinas será realizada entre os dias 21 e 25 de outubro nos Campi I e II da Universidade, oferecendo aos estudantes uma ampla gama de atividades interdisciplinares em diferentes espaços da Instituição. O propósito do evento, que carrega a perspectiva da cultura do encontro, é promover experiências extraordinárias desde a graduação até o doutorado, demonstrando as múltiplas oportunidades de formação integral oferecidas pela PUC-Campinas.
A Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cynthia Belgini Andretta, enfatizou a relevância dessa agenda dizendo que é “uma semana que enriquece a formação, que também formaliza e registra o que temos feito em termos de ensino, com as apresentações dos banners, por exemplo, e este ano com o lançamento do selo Viva PUC, nós iremos mostrar o potencial da Universidade para a nossa comunidade acadêmica, com as suas diversas áreas de conhecimento”.
Ela ressalta que durante a Semana Acadêmica deste ano acontecerão as apresentações dos grupos de Música Popular e de Câmara, ambos do Centro de Cultura e Arte (CCA), e será possível conhecer mais sobre o Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS), da Escola de Ciências da Vida. “Esperamos, inclusive, que novos eventos tragam a marca do Viva PUC futuramente, lançado nesta, já histórica, Semana Acadêmica”.
O evento integra Ensino, Pesquisa e Extensão, envolvendo as seis escolas (Escola de Arquitetura, Artes e Design; Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais; Escola de Ciências da Vida; Escola de Economia e Negócios; Escola de Linguagem e Comunicação; e Escola Politécnica) e mescla o enriquecimento da vida acadêmica com a troca de aprendizados entre as áreas do conhecimento.
Além disso, Mentoria, Iniciação Científica, Inovação e Empreendedorismo, Curricularização da Extensão, Feira de Estágios, Projetos de Extensão e de Pesquisa dos estudantes de Mestrado e Doutorado, entre outras iniciativas, estarão ainda mais próximas dos alunos e alunas, demonstrando a integralidade na formação promovida pela Universidade.
Avaliadores externos
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, destacou que algumas das atividades da Semana Acadêmica contarão com avaliadores externos. “No Encontro de Iniciação Científica teremos o Comitê Externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para avaliar os pôsteres dos estudantes com planos de trabalho de iniciação cientifica que estão se iniciando (ciclo 2024/2025) e as comunicações orais dos estudantes com planos de trabalho de iniciação cientifica que estão se encerrando (ciclo 2023/2024) e, no Encontro Anual de Extensão, teremos como avaliadores externos representantes de setores públicos e de organizações da sociedade civil”, explicou.
Ela ainda destacou que “no Postgraduate Meeting também teremos avaliadores externos, dentre estes, representantes do setor público, profissionais e egressos dos nossos Programas de Pós-Graduação, para avaliarem os pôsteres dos estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado com projetos de pesquisa que se iniciaram em 2024. Na Pós-Graduação Stricto Sensu, por sua vez, acontecerá o 2º Fórum Institucional de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação”.
Fóruns e outras atividades
Programas Institucionais da PUC-Campinas promoverão fóruns durante o evento. Entre eles, o Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade, o Mescla, o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros “Dra. Nicéa Quintino Amauro” (CEAAB), o Observatório PUC-Campinas e o Programa de Desenvolvimento Humano Integral. Além disso, atividades presenciais e virtuais como palestras, workshops, minicursos, exposições, oficinas, apresentações de pesquisas, trabalhos acadêmicos e performances artísticas estão previstas.
Exibições artísticas
Ao longo de toda a programação estão programadas exibições artísticas do CCA. Destacam-se, entre elas, a apresentação de teatro do Ciência em Cena, “Sem Barreiras: Mulheres na Ciência”. A peça tem um grande diferencial, pois, tanto roteiro quanto montagem foram realizados por estudantes de diferentes áreas da Universidade, por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPE), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o CCA. Todos os eventos serão abertos a toda a comunidade acadêmica: estudantes, professores e funcionários.
Para conferir a programação completa de toda a Semana Acadêmica, basta clicar aqui.
Viva PUC
A novidade desse ano é o Viva PUC, um projeto realizado pela Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) em parceria com Pró-Reitoria de Graduação que visa possibilitar aos veteranos e calouros diversos tipos de vivências do Ensino Superior, com atividades lúdicas que promovem a aproximação com a Universidade e o entendimento do sentido de sua existência por meio de ações, eventos, apresentações e atividades.
A programação será viabilizada nos intervalos das aulas. De acordo com o Prof. Me. José Donizeti de Souza, responsável pelo projeto, a ideia é que o intervalo seja expandido de vinte para trinta minutos, tanto no período matutino quanto no noturno, enquanto a Semana Acadêmica estiver acontecendo. O Professor ainda comentou que todas as faculdades e cursos, bem como, espaços como o CEAAB e a CACI também marcarão presença com atividades gratuitas e abertas a todos em diversos locais do Campus II, nas imediações da Praça de Alimentação do Campus I e na área de convívio da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, também localizada no Campus I.
Um dos objetivos do Viva PUC é “acolher o calouro de uma maneira diferente, apresentando a PUC-Campinas de diversas formas e o veterano está junto porque é importante que o calouro seja recebido pela Universidade como um todo. Além disso, é uma semana em que todas as escolas podem atuar juntas, todos os setores que trabalham com os alunos e alunas podem atuar juntos, porque todos nós queremos o bem-estar desse aluno ou aluna e mostrar para ele ou ela o que é que nós fazemos como PUC-Campinas”, encerra o responsável pelo projeto.