Semana de Estudos de Letras tem início com palestra sobre desafios da educação e desinformação
Atividades vão até a quarta-feira, com palestras, roda de conversa e oficina
Teve início nesta segunda-feira (28) a Semana de Estudos da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. O evento tem como tema central “Inteli(a)gências: linguagens, tradução e ensino em tempos de IA”, com o objetivo de debater sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na formação e atuação dos profissionais das áreas da linguagem e da literatura, com enfoque no ensino e na produção, revisão e tradução de textos. O evento irá também examinar as implicações éticas e sociais da utilização da IA nesses campos.
Nas palestras, mesa redonda e oficina, os estudantes terão a oportunidade de debater temas importantes da atualidade e repensar o papel do profissional que atua no campo de Letras.
Nesta segunda-feira, o primeiro evento foi uma palestra com o professor Dr. Petrilson Alan Pinheiro da Silva, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O professor falou sobre os “Desafios de uma educação crítica em tempos de desinformação”. Ele começou abordando o tema de fake news, tão presente nas discussões das eleições, falou da história da desinformação no decorrer dos anos que antecederam a ditadura, entre outros assuntos ligados aos desafios de uma educação crítica.
Depois, os alunos acompanharam uma apresentação do CCA (Centro de Cultura e Arte) da PUC-Campinas.
As atividades continuam nesta terça-feira. Às 8h30, na sala 800 do prédio H01, no Campus I, está programada a Roda de Conversa: “Inteli(a)gências na literatura e nas formações etnorraciais na era da IA”, com os professores Simone Alves Pedersen (USF), Carlos Lirio (Unifesp), Gabriel Gruber (E.E. “Prof. Carlos Lencastre”) e Cássia Sígolo (PUC-Campinas). Na sequência, haverá chamada para a revista Kyrial e lançamento do Concurso Literário.
Na quarta-feira, os estudantes terão, às 8h15, um relato de experiência sobre “O trabalho com o letramento digital nas escolas: perspectivas e impasses”, comandado pela professora Milena Moretto (Programa de Pós-Graduação em Educação USF e Rede Municipal de Itatiba), e a oficina “Tradução assistiva”, com Jefferson Henrique Furlaneto de Almeida (Showcase).
Depois, às 10h, haverá uma oficina com o tema “Normalização de Trabalhos Acadêmicos”, dirigida pelas professoras Cássia dos Santos (PUC-Campinas) e Gabriela Strafacci Orosco (PUC-Campinas). O evento acontece na sala 800, do prédio H01.
Para saber mais e se inscrever nos eventos, clique aqui.
Programação do evento:
28/08 – Segunda-feira:
Das 8h30 às 10h – Sala 800 – H01:
Palestra de abertura: “Desafios de uma educação crítica em tempos de desinformação”
Prof. Dr. Petrilson Alan Pinheiro da Silva (IEL/Unicamp)
Das 10h15 às 11h – Sala 800 – H01:
Evento Cultural: CCA – PUC-Campinas
29/08 – Terça-feira:
Das 8h30 às 10h15 – Sala 800 – H01:
Roda de conversa: “Inteli(a)gências na literatura e nas formações etnorraciais na era da IA”
Profa. Dra. Simone Alves Pedersen (USF), Prof. Dr. Carlos Lirio (Unifesp), Prof. Me. Gabriel Gruber (E.E. “Prof. Carlos Lencastre”) e Profa. Me. Cássia Sígolo (PUC-Campinas)
Das 10h30 às 11h – Sala 800 – H01:
Chamada para a revista Kyrial e lançamento do Concurso Literário
30/08 – Quarta-feira:
Das 8h15 às 9h45 (2 salas de aula com capacidade para 60 alunos cada, equipadas com Datashow):
- Relato de Experiência: “O trabalho com o letramento digital nas escolas: perspectivas e impasses” – Profa. Dra. Milena Moretto (PPG em Educação USF e Rede Municipal de Itatiba)
- Oficina: “Tradução assistiva”
Jefferson Henrique Furlaneto de Almeida (Showcase)
Das 10h às 11h30 – Sala 800 – H01:
Oficina: “Normalização de Trabalhos Acadêmicos”
Profa. Dra. Cássia dos Santos (PUC-Campinas)
Profa. Dra. Gabriela Strafacci Orosco (PUC-Campinas)