Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade participa de Simpósio de Segurança Digital

Evento foi promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e contou com o apoio da PUC-Campinas

O reitor de PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou, nesta quarta-feira, dia 6, do II Simpósio de Segurança Digital (SSD), promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São Paulo. Além do reitor, a Universidade foi representada pelo Prof. Me. Isaías de Queiroz Ramos, diretor da Faculdade de Cibersegurança da PUC-Campinas.

A PUC-Campinas foi uma das apoiadoras oficiais do evento. “A segurança digital é um campo dinâmico, desafiador e em constante evolução. Com o avanço contínuo das tecnologias, as ameaças também evoluem, o que torna essencial a proteção de sistemas, de dados e, em última instância, de pessoas. O encontro contribui para que organizações públicas e privadas avancem em relação a predições de tendências e em pesquisas que nos coloquem um passo à frente das ameaças”, disse o professor Germano.

O reitor ressaltou ainda a atenção da Universidade em relação a esse tema, sob a perspectiva da formação profissional, por meio da graduação em Cibersegurança. O curso da PUC-Campinas busca a formação em áreas fundamentais da computação, para a formação de um profissional capaz de agir de forma consciente, ética, técnica, empreendedora e inovadora, assumindo diferentes papéis na área de cibersegurança para atender às demandas do mercado público e privado.

Simpósio

A abertura contou com o diretor-geral do SSD 2024, Prof. Dr. José Maria Parente de Oliveira; com o vice-presidente de Tecnologia e Digital, Laércio Roberto Lemos de Souza; com a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino; com o delegado divisionário da Divisão de Crimes Cibernéticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais, dr. Carlos Afonso Silva; com o advogado e especialista em Direito Digital/LGPD, Dr. Renato Ópice Blum; e com representantes do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro.

O simpósio foi marcado também pela presença de especialistas e autoridades através de palestras, minicursos e trilhas de ferramentas digitais oferecidos por empresas que são referência no mercado. Ao todo foram quatro palestras de abertura, três trilhas de conteúdo técnico, seis módulos temáticos e 18 palestras de especialistas.

O evento abordou informação, capacitação técnico-científica e formação profissional, com aplicação aos ambientes empresarial e governamental. O simpósio é um evento oficial do ITA, e sucede ao Simpósio sobre Segurança em Informática, que, desde 1999, já se estabelecia como um encontro estratégico de especialistas em segurança da informação.

O simpósio teve a parceria da Fundação Casimiro Montenegro Filho e apoio do Parque Tecnológico de São José dos Campos. Contou também com a organização da Digital Consulting Brasil, parceira do ITA em projetos especiais.



Carlos Giacomeli
6 de novembro de 2024