Estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas participam da assessoria de comunicação da Festa do Peão de Americana

Realizar o atendimento à imprensa e alimentar as redes sociais do evento são algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos

Vinte estudantes da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas estão tendo a oportunidade de vivenciar os bastidores da 36ª edição da Festa do Peão de Americana, o segundo maior evento do gênero no Estado de São Paulo, que acontece até o próximo dia 16 de junho no Parque de Eventos CCA.

Algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos são: realizar o atendimento à imprensa regional e nacional, atender os artistas e organizadores, alimentar as redes sociais do evento e organizar as informações para os veículos de comunicação presentes no festejo. Essa experiência acontece em parceria com a Vena Comunicação, assessoria responsável pela divulgação do rodeio.

Divididos em cinco grupos com quatro pessoas cada, os estudantes já começaram a atuar no final de semana passado, dias 7, 8 e 9 de junho, e continuarão no próximo final de semana, dias 14, 15 e 16 de junho, sob supervisão da jornalista Bianca Ceará, fundadora da Vena Comunicação e formada pela PUC-Campinas. De acordo com ela, a proposta é de, que neste período, os alunos compreendam o funcionamento de uma assessoria de comunicação em um grande evento como a Festa do Peão de Americana.

“Ao final, os alunos terão conhecido o cenário da festa e a rotina dos profissionais de assessoria de imprensa, bem como, acompanhado a cobertura do evento em si e a produção de releases para a mídia em geral”, comenta Bianca.

As alunas Júlia Iacconi, Beatriz Stevanatto, Gabriela Moda e Catarina Werneck durante a cobertura do evento

Participação e experiência

Os critérios para a escolha dos participantes foram o desempenho acadêmico, a disponibilidade para realizar a ação e ter cursado componentes ligados à assessoria de imprensa.

A diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, explica que essa foi a primeira parceria realizada com a Vena Comunicação e que os alunos “têm experimentado a emoção de cobrir um evento ao vivo, enfrentando a pressão do tempo para as produções dos textos e convivendo com profissionais do mercado que estão cobrindo a festa. Uma vivência única na área do entretenimento”.

Ela completa dizendo que “a proposta do curso (de Jornalismo da PUC-Campinas) é de permitir, cada vez mais, experiências como essas aos nossos alunos”.

Alunos selecionados

Os alunos que foram selecionados para a atividade são: Beatriz Stevanatto, Bianca de Freitas, Catarina Werneck, Fayollah de Souza, Gabriela Moda, Gabriela Lamas, Giovanni Feltrin, Júlia Iacconi, Julia Sabatin, Isabelle Layara, Isabela Silva, Lizandra Lima, Luiza Pessopane, Maria Fernanda Esmeriz, Marcus Rossi, Marília Coimbra, Nicole Gonçalves, Nicole Sousa, Raquel dos Santos e Willian Castro.

Daniel Bertagnoli
11 de junho de 2024