Vitalità, da PUC-Campinas, abre inscrições para oficinas voltadas ao público 60+

Centro de Envelhecimento e Longevidade da Universidade oferece atividades de canto, leitura, exercícios físicos, hortas e jardins, entre outros, com início no mês de agosto

O Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas está com inscrições abertas para as oficinas do segundo semestre de 2024. São 100 novas vagas para atividades voltadas para o público 60+, nos Campi I e II, que compreendem vários ramos de ação, promovendo a integração dos idosos e voluntários estudantes da Universidade.

Entre as opções estão as oficinas: Empreendedorismo 60+, Envelhe(SER) Saudável, Canto e Encanto, Práticas Corporais, EncontrArte, Longevidade Digital, Longevidade no Smartphone: Redes Sociais e WhatsApp, Clube da Leitura, Estimulação Cognitiva, Hortas e Jardins, entre outras. Elas acontecem em dias diversos da semana e em horários distintos, o que possibilita que o participante esteja presente em muitas atividades.

Os destaques ficam por conta das novas opções: EncontrArte – que explora a arteterapia; Emoções em foco – que trata de desenvolver competências emocionais na velhice; Movimente-se – com exercícios físicos; e Grupo de caminhada 60+ – que se dará em um percurso dentro do Campus I. As novidades também atendem a pedidos de participantes do Centro.

Os trabalhos do segundo semestre terão início no dia 13 de agosto, com uma palestra sobre “Como melhorar a memória? Práticas diárias para uma boa cognição”, com a neuropsicóloga Denise Stort, que acontece na sede do Vitalità, no Campus I, às 14h. No dia 19 de agosto, a programação de oficinas tem início. Na mesma data, às 14h, no Campus II, acontece a roda de conversa com o tema “A importância das relações e atividades sociais na velhice”.

“A participação em atividades sociais de característica intergeracional favorece vínculos positivos, a saúde e o bem-estar na velhice. Cada oficina trabalha capacidades específicas com o objetivo de promover o envelhecimento com mais qualidade”, afirma a Profa. Dra. Mariana Reis Santimaria, responsável pelo Vitalità.

Para se cadastrar nas oficinas, basta manifestar o interesse por WhatsApp: (19) 99840-0455 ou acessar o link abaixo:

Clique aqui para se inscrever nas oficinas

Bolsa Estímulo

O Vitalità oferece bolsa estímulo para estudantes da PUC-Campinas que realizam atividade voluntária nas oficinas. Os encontros são mediados pelos profissionais do Centro e abordam temas como: transição demográfica, aspectos do processo de envelhecimento, relações intergeracionais, década do envelhecimento saudável (2021-2030), idadismo e assuntos relevantes para o desenvolvimento das atividades oferecidas às pessoas idosas participantes do projeto.

Desde 2020, quando o Vitalità foi lançado, mais de 300 estudantes já participaram como bolsistas e/ou voluntários.

Os estudantes interessados podem se inscrever clicando neste link

Sobre o Vitalità

O Vitalità completa quatro anos em 2024 com uma trajetória de muitos avanços na atuação com o público idoso. Por todo esse cuidado, a Universidade foi a primeira na América do Sul a receber o selo de Amiga do Idoso, credenciada junto à Age-Friendly University (AFU) Global Network.

Hoje, participam das atividades não são só os idosos, mas também pessoas de toda a região, que já conhecem os trabalhos e têm procurado as atividades do Centro. As oficinas alcançaram o público de Valinhos, Paulínia, Hortolândia, Indaiatuba, Sumaré, Americana, Jaguariúna, Vinhedo, Santa Bárbara d’Oeste e Holambra.

Conheça mais sobre o Vitalità clicando aqui!

Carlos Giacomeli
2 de agosto de 2024